8% de aumento no trimestre

19 de maio de 2015

aumento

O consumidor brasileiro tem aproveitado o atual momento econômico para aderir ao Sistema de Consórcios. O número de adesões registrado em março, fim do primeiro trimestre, mostrou crescimento de 6,9% em relação ao de fevereiro e 1% sobre o de janeiro, com o acumulado do período, alcançando 588 mil novas cotas.

O crescimento mensal sinalizou aproximação da estabilidade na procura pelo mecanismo, que provocou aumento de 8,2% no número de participantes ativos. Na comparação entre os primeiros trimestres deste ano e o do passado, chegou a 6,35 milhões de consorciados, novamente recorde histórico, contra os 5,87 milhões anteriores. As contemplações, momentos que possibilitam a realização de sonhos e objetivos dos participantes relacionados à aquisição de bens e serviços, acumularam 357,7 mil (jan-mar/2015), 8,2% mais do que as 330,7 mil passadas (jan-mar/2014).

Os créditos disponibilizados, relativos às contemplações nos três primeiros meses do ano, somaram R$ 10,19 bilhões, 12,2% mais do que os R$ 9,08 bilhões dos mesmos meses de 2014. Paralelamente, os créditos resultantes das cotas comercializadas foram 5% maiores nesse mesmo período de 2015, em comparação a 2014, quando somaram R$ 20,7 bilhões contra R$ 19,7 bilhões.

Fonte: ABAC

Veículos automotores

19 de maio de 2015

Veículos-automotores

No primeiro trimestre de 2015, no setor de veículos automotores, que inclui veículos leves, veículos pesados e motocicletas, o total de participantes ativos continuou apresentando alta, a exemplo do registrado em janeiro e fevereiro. Enquanto as vendas de novas cotas pontuaram redução nos três primeiros meses, o acumulado de contemplações, no mesmo período, mostrou crescimento. O volume de contratos comercializados apontou estabilidade de aproximadamente R$ 15 bilhões, correspondente a tíquetes setoriais de valores maiores. Nos créditos disponibilizados ao mercado, em razão de maior número de contemplações, houve aumento superior a 14%.

Veículos leves (automóveis, camionetas, utilitários): nos três primeiros meses deste ano, o setor de veículos leves, que reúne automóveis, camionetas e utilitários, registrou crescimento superior a 10% no número de participantes ativos. Os demais indicadores setoriais apontaram alta, excetuando o tíquete médio que manteve estabilidade, com viés de alta, demostrando que os consumidores continuam analisando, planejando e adquirindo veículos leves pelos consórcios. Houve evolução de 3,9% nas adesões com mais de R$ 10 bilhões de créditos comercializados.  Ao registrar potencial participação das contemplações em 23,5% nas vendas do mercado interno, os consórcios disponibilizaram créditos de mais de R$ 5 bilhões para os diversos elos da cadeia produtiva do setor automobilístico.

Motocicletas e motonetas: o setor de motocicletas e motonetas, segundo maior em número de participantes ativos do sistema de consórcios, fechou o primeiro trimestre de 2015 com alta superior a 7% na soma de consorciados. No acumulado de contemplações, além do crescimento de mais de 5% no trimestre de 2015, em comparação a 2014, o total de consorciados contemplados registrados em março foi de 75 mil, o maior desde 2005. A potencial participação dos consórcios nas vendas do mercado interno atingiu 58,8%.

Veículos pesados (caminhões, ônibus, semirreboques, tratores, implementos): no primeiro trimestre deste ano, o setor de veículos pesados, que reúne transporte rodoviário de carga e de passageiros e o agronegócio, manteve o ritmo de alta no volume de participantes ativos. Apesar do menor número de adesões no período, o tíquete médio dos que aderiram foi 2,5% maior que o registrado um ano antes. Paralelamente, mesmo apontando pequena retração, o acumulado de contemplações mostrou estabilidade nos créditos concedidos.

Fonte: ABAC

Plantão de vendas

19 de maio de 2015

Plantão-de-vendas-(4)

O Consórcio Breitkopf esteve presente na Festa Popular da Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Fortaleza, nos dias 11 e 12 de abril. O Consórcio, em parceria com a Breitkopf Veículos, expôs um carro Up! em  espaço reservado para a divulgação do mesmo. “Na ocasião, contamos com a visitação de vários clientes à procura de informações do veículo e das formas para poder adquiri-lo. A Festa teve a participação da comunidade em geral e a vantagem desses eventos é estarmos próximos das pessoas, que em muitos casos conhecem a empresa, mas ainda não visitaram as nossas lojas. Com isso fica evidente o trabalho que prestamos para a comunidade com a apresentação dos nossos produtos”, diz o gerente de vendas do Consórcio Breitkopf, Sidney Cardoso.

Plantão-de-vendas-(2)

Plantão-de-vendas-(3)

Plantão-de-vendas-(5)

Plantão-de-vendas-(6)

Plantão-de-vendas

 

Jovens apostam no consórcio

15 de abril de 2015

Jovens apostam no consórcio

Nos dias atuais é cada vez mais notável a preocupação dos jovens com investimentos que possam trazer benefícios no futuro. Com a procura muito crescente por oportunidades no mercado de trabalho após completar 18 anos, pessoas nesta faixa de idade, logo no primeiro salário, começam a buscar formas de investir o dinheiro de forma rentável. Uma das alternativas encontradas é o consórcio, que permite adquirir um bem de valor e com parcelas que não pesem tanto no orçamento.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), na década passada houve um crescimento de 120% no número de pessoas entre os 20 e 30 anos que adquiriram cotas de negócio. A ABAC indicou, ainda, que, somente no ano passado, 19% dos consórcios foram feitos por jovens na mesma faixa etária. Justamente no ano de 2014, o setor registrou o número recorde de 6,18 milhões de participantes ativos, um número histórico.

Essa facilidade do consórcio em ajudar a planejar o futuro é que tem atraído mais e mais jovens nos últimos anos. Estudo realizado no fim de 2014 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que, maiores de 18 anos, em todas as capitais brasileiras, têm como desejos de consumo viajar para o exterior, em primeiro lugar, e adquirir um automóvel, em segundo lugar. Porém, para mais de 70% dos entrevistados, a falta de planejamento financeiro tem sido obstáculo para a concretização destes desejos. Neste cenário, o consórcio entra como importante aliado desse público por trazer justamente o que falta para a obtenção destes objetivos.

Fonte: Es Hoje

Novo recorde

15 de abril de 2015

Novo-recorde

Nos dois primeiros meses do ano, o Sistema de Consórcios apresentou resultado positivo para as vendas de novas cotas nos dias úteis. A média diária de 10,3 mil adesões registradas em janeiro e fevereiro de 2015 foi 4,6% maior que as 9,85 mil contabilizadas no mesmo período em 2014. O aumento provocou crescimento no total de participantes ativos que atingiu 6,26 milhões, em fevereiro último. Com 7,6% mais que os 5,82 milhões daquele mês no ano passado, o volume bateu mais uma vez o recorde histórico da modalidade.

As contemplações, que possibilitam a concretização dos objetivos dos participantes relacionados à aquisição de bens e serviços, acumularam 230,7 mil (jan-fev/2015), 7,7% mais que as 214,3 mil anteriores (jan-fev/2014). Mesmo com aumento diário das vendas de novas cotas, o acumulado bimestral do ano contabilizou 387 mil (jan-fev/2015), 6,2% menor que as 412,8 mil do ano passado (jan-fev/2014).

Os créditos disponibilizados, oriundos das contemplações nos dois primeiros meses do ano, somaram R$ 6,70 bilhões, 13% mais que os R$ 5,93 bilhões dos mesmos meses de 2014. Paralelamente, os créditos resultantes das cotas comercializadas estiveram estáveis nesse período de 2015 versus 2014, ao somarem aproximadamente R$ 13,4 bilhões.

Fonte: ABAC

Plantão de vendas

15 de abril de 2015

Plantão-de-vendas-(4)

Divulgar e apresentar sugestões de consórcio. Foi com este objetivo que a equipe do Consórcio Breitkopf esteve em Jaraguá do Sul, no dia 20 de março. O plantão de vendas ocorreu das 9h às 16h, no Posto Marcola, no bairro Chico de Paulo. No evento, os consultores divulgaram os produtos disponíveis pelo consórcio, as condições de pagamento e as facilidades para adquiri-lo. “Esses eventos são muito importantes para a ampliação de novas regiões e para que possamos aumentar a nossa carteira de clientes, bem como divulgar os produtos, mostrando que, neste momento econômico, o consórcio é a melhor e a mais econômica forma de adquirir um automóvel, moto ou imóveis. Além de aproximar o contato do consultor de vendas com o cliente, oferecendo orientações e sanando as dúvidas dos que ali compareceram, sempre com a segurança e a confiabilidade que o Consórcio Breitkopf transmite”, diz o gerente de vendas do Consórcio Breitkopf, Sidney Cardoso.

Plantão-de-vendas-(2)

Plantão-de-vendas-(3)

Plantão-de-vendas

Despedida

24 de março de 2015

despedidablg

Crescimento dos consórcios impulsiona setores da economia

24 de março de 2015

Crescimento-dos-consórcios-impulsiona-setores-da-economia

A modalidade de consórcio tem tido muitos motivos para comemorar nos últimos anos, considerando que o setor vem fechando seus balanços anuais com saldos positivos e crescimento significativo. No ano passado, o mercado registrou número recorde na sua história: 6,18 milhões de participantes ativos, num crescimento de 7,7% em relação a 2013. Não é só o setor de consórcios que é beneficiado com esse crescimento. Em 2014, 1,36 milhão de consorciados tiveram suas cotas contempladas, num aumento de 7,9% se comparado ao ano anterior. E isso gerou movimentação significativa de valores também em outros setores da economia, como a construção civil e o automotivo, principais destinos das cartas de consórcio contempladas. Somente entre os automóveis, os consórcios tiveram um aumento de 10,2% na participação, saindo dos 2,35 milhões registrados em 2013 e atingindo 2,59 milhões. Como principais vantagens dos consórcios apontadas pelo consumidor, de acordo com pesquisa de demanda da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), estão o baixo custo, parcelas acessíveis e prazos mais longos, possibilitando a compra, de forma planejada, segura e sem juros.

Fonte: EsHoje

Assembleia inaugural

24 de março de 2015

Assembleia-inaugural-(5)

A equipe do Consórcio Breitkopf esteve presente em mais uma assembleia inaugural de um novo grupo de consórcio de veículos, no dia 13 de março em Umuarama, no Paraná. O encontro, parceria entre a Uvel e o Consórcio Breitkopf, foi um sucesso. Cerca de 70 pessoas compareceram para acompanhar os trabalhos de realização dos sorteios e depois confraternizar o momento juntos. “Atender os nossos clientes em todas as regiões possíveis. Ir ao encontro deles e levar aos interessados informações, produtos e as melhores condições do consórcio. Celebrar os contemplados. Este é o nosso objetivo”, enfatiza o gerente de vendas do Consórcio Breitkopf, Sidney Cardoso.

Assembleia-inaugural-(2)

Assembleia-inaugural-(3)

Assembleia-inaugural-(4)

Assembleia-inaugural-(6)

Assembleia-inaugural-(7)

Assembleia-inaugural-(8)

Assembleia-inaugural-(9)

Assembleia-inaugural-(10)

Assembleia-inaugural-(11)

Assembleia-inaugural-(12)

Assembleia-inaugural-(14)

Assembleia-inaugural

Oportunidades do sistema de consórcios em 2015

26 de fevereiro de 2015

oportunidades

Em pesquisa realizada pela Quorum Brasil, por solicitação da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), observou-se que entre as principais características dos consórcios apontadas pelos mais de mil entrevistados estavam o baixo custo, parcelas acessíveis, prazos mais longos, além de ser indicado como um dos três primeiros tipos de investimentos conhecidos, ao lado do imóvel e da poupança. “Paralelamente, ao considerar o mecanismo como bem de futuro, 37% dos consorciados ouvidos disseram recomendá-lo a outras pessoas, fato por si só que já prenuncia perspectivas otimistas”, comenta o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Um estudo realizado recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) -, que entrevistou mais de 600 pessoas, maiores de 18 anos, em todas as capitais estaduais, apontou que seus três maiores desejos de consumo eram: viajar para o exterior ou pelo País (30%), adquirir um automóvel (9%) e fazer uma cirurgia plástica   (7%).

Ao observar que a falta de planejamento financeiro tem sido o principal obstáculo na concretização de objetivos para mais de 70%, a pesquisa sinaliza uma boa oportunidade para administradoras de consórcios como opção a ser oferecida àqueles que pretendem adquirir bens ou serviços, tomando a melhor decisão quanto ao comprometimento orçamentário e a formação patrimonial. “Os consórcios têm sido e continuarão sendo importantes para o consumidor em razão de sua essência: o planejamento. No médio e longo prazos, caracterizam-se em oportunidades para maximização de recursos pessoais, familiares e até empresariais”, conclui Rossi.

Fonte: Comunicação ABAC