Consórcios mantêm tendência de 2013 e crescem 10% no primeiro bimestre de 2014

9 de abril de 2014

ABAC

Depois de apresentar crescimento de quase 10% no total de participantes em 2013, o Sistema de Consórcios manteve a tendência no primeiro bimestre deste ano, evoluindo praticamente o mesmo percentual. Com registro de alta também nas vendas de novas cotas e nas contemplações, o mecanismo vem se tornando, cada vez mais, o preferido daqueles que planejam e desejam adquirir bens ou contratar serviços com custos mais baixos, praticando a chamada poupança com objetivo definido.

“Depois de elegermos 2013 como o ANO DO CONSORCIADO, vimos com satisfação que a maturidade demonstrada naquele ano, face à prática dos princípios da educação financeira, continuou também nestes dois primeiros meses de 2014″, comenta Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC).

Exemplos desse comportamento podem ser observados na preocupação do brasileiro com compromissos financeiros, tradicionais no início de cada ano, como pagamento de tributos como IPVA e IPTU, matrícula em colégios e compra de material escolar, bem como com férias de janeiro e parte de fevereiro, que não afetaram decisões quando focaram adquirir veículos, motos, imóveis, eletroeletrônicos ou mesmo serviços. Houve mais adesões em quase todos os setores, evidenciando que, conscientemente, há possibilidade de se conciliar responsabilidades domésticas com investimentos, seja para realização pessoal seja para formação patrimonial individual, familiar ou empresarial.

Com total de consorciados ativos crescendo 9,8%, saltando de 5,30 milhões (fevereiro/2013) para 5,82 milhões (fevereiro/2014), com o acumulado de vendas de novas cotas somando 412,8 mil (jan-fev/2014), 1,4% maior que as 407 mil anteriores (jan-fev/2013), bem como com a soma das contemplações apontando alta de 11,6%, partindo de 192 mil (jan-fev/2013) e atingindo 214,3 mil (jan-fev/2014), o Sistema de Consórcios sinaliza um ano promissor, porém ainda cedo para projetar crescimento positivo.

Nova campanha

Lançada há pouco mais de quatro meses, a campanha denominada “O Novo Brasil Redescobre O Consórcio”, colocada no ar pela ABAC, já atingiu 120 mil visitas.

No hotsite - www.redescubraoconsorcio.com.br, o internauta poderá obter informações gerais e segmentadas por setor de bens e serviços, na qual, com vídeos individualizados, caso deseje fazer parte do Sistema, poderá esclarecer dúvidas e tomar a melhor decisão.

Fonte: Associação Brasileira de Administradora de Consórcios

Plantão de vendas

8 de abril de 2014

Plantão---Pérola-na-cidade-de-Jaragua-do-Sul.-2

A equipe do Consórcio Breitkopf esteve presente em Jaraguá do Sul, no dia 12 de março. O plantão de vendas ocorreu no movimentado posto Pérola, no Centro. Na ocasião foram prospectados vários clientes que demonstraram interesse em adquirir uma cota de consórcio do novo carro da Volkswagen, o Up!, lançamento do ano.

Plantaõ-de-Itajaí-1

Nos dias 13 e 14 de março, o plantão do Consórcio Breitkopf esteve presente no bairro São Vicente, em Itajaí.  O evento recebeu visitas de muitas pessoas que passaram pelo espaço. Muitos questionaram preços, formas de pagamento e como funcionava o sistema de consórcio. Segundo o gerente de vendas, Sidney Cardoso, foram dois dias de plantão. “Muitos interessados nos procuraram para tirar suas dúvidas, o que mais chamou a atenção da equipe (escritório), foi a procura pelo consórcio de imóveis”, diz.

Plantão---Grande-Festa-Popular-da-Paróquia-São-Francisco-de-Assis-4

Em Blumenau, a grande festa popular da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Fortaleza, recebeu plantão de vendas nos dias 15 e 16 de março. O estande, e um balão que identificava a presença do Consórcio Breitkopf no local, foi montado para a exposição do automóvel UP!. A comunidade que estava presente na festa participou ativamente e tirou dúvidas sobre o consórcio, prestigiando também o novo veículo.

Plantão-Centro-Comercial-Fortaleza-1

Ainda em Blumenau, o Consórcio Breitkopf marcou presença no sábado, dia 29 de março, no Centro Comercial Fortaleza, no bairro Fortaleza. O evento, que iniciou às 9h e seguiu até às 15h, contou com a excelente parceria da Breitkopf Veículos e da Breitkopf Motos. No local,foram expostos automóveis e motocicletas e muitos clientes do bairro estiveram presentes para conhecer o novo carro da Volkswagen, o UP! . “Um ato muito importante para a empresa, pois muitas pessoas não vão à agência de veículos e essas somam muito para o Centro Comercial. A informação vai ao encontro das pessoas que circulam e agregam valor, trazendo um atrativo diferente para os clientes”, diz o administrador de marketing do Centro Comercial Fortaleza, Carlos Adão Pamplona, mais conhecido na região como Calinho.

Plantão---Grande-Festa-Popular-da-Paróquia-São-Francisco-de-Assis-2

Leia abaixo as 20 principais dúvidas referentes aos consórcios:

1 – O que é plantão de vendas?
É o local onde podem ser esclarecidas dúvidas e outras informações referentes a consórcio. Como por exemplo: o que é consórcio, fiscalização, cartas de crédito, parcelas, lance, assembleias, contemplação, INCC, reajustes, lance, sorteio, lance diluído, entre outros.

2 – O que é consórcio imobiliário?
É um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se reúne para aquisição de bens por meio de suas contribuições mensais dentro de um período pré-estabelecido.

3 – Quem regulamenta e fiscaliza o sistema?
O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

4 – Posso adquirir mais de uma carta de crédito?
Sim, o Consórcio Breitkopf lhe dá a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante análise prévia. No entanto, se for para aquisição de um único bem, as cotas devem ser do mesmo grupo.

5 – O Consórcio oferece seguro de vida aos seus consorciados, quais são as coberturas?
Sim, cobertura por morte natural ou acidental e invalidez, permanente e total. Por se tratar de seguro prestamista, ocorrendo sinistro o saldo devedor será quitado de acordo com o percentual de participação da cota. O seguro é exclusivo para Pessoa Física, mediante análise prévia da administradora.

6 – Qual o índice de correção de parcelas? E em que periodicidade ocorre os reajustes?
Imóveis – Corrigido pelo INCC (Índice Nacional dos Custos da Construção) a cada 12 meses, a contar da data de constituição do grupo.
Autos – Corrigido de acordo com a tabela do fabricante ou tabela Fipe.

7 – Posso antecipar os pagamentos?
Sim, o consorciado poderá antecipar o pagamento do saldo devedor na ordem inversa a contar da última. A antecipação de pagamentos não dará direito a contemplação da cota.

8 – O bem é utilizado como garantia?
Sim, o imóvel ficará hipotecado ou alienado e o veículo alienado até a quitação do saldo devedor.

9 – O que é carta de crédito?
Carta de crédito é um documento representativo do valor disponível para a aquisição do bem.

10 – Quando é disponibilizada a carta de crédito?
A carta de crédito é disponibilizada para compra do bem após apresentação da garantia e documentação prevista no regulamento.

Plantão---Grande-Festa-Popular-da-Paróquia-São-Francisco-de-Assis-1

11 – Posso adquirir um bem de menor valor que minha carta de crédito?
Sim, o consorciado contemplado destinará a diferença do crédito para pagar parcelas a vencer, na ordem inversa a contar da última, ou se tiver quitado seu saldo devedor, a mesma lhe será restituída.

12 – Posso utilizar o FGTS no meu plano de consórcio de imóveis?
Sim, o FGTS pode ser utilizado para complemento do crédito e pagamento de lance, desde que cumpridas as normas estabelecidas pela Curadoria da Caixa Econômica Federal.

13 – Como é realizado o sorteio?
O 1º sorteio é realizado na 1ª assembleia de constituição do grupo. A partir da 2ª assembleia a contemplação por sorteio ocorre mensalmente através da extração da Loteria Federal.

14 – Qual o critério para apuração do lance vencedor?
Os lances deverão ser ofertados em percentuais sobre o valor do crédito mais as devidas taxas. É considerado vencedor o lance que representar o maior percentual de amortização.

15 – Como será contabilizado o meu lance no plano de consórcio?
Os recursos provenientes de lance vencedor serão considerados como antecipação de parcela na ordem inversa, a contar da última, reduzindo o prazo de pagamento. * A diluição será proporcionalmente nas parcelas a vencer, reduzindo o valor das parcelas. * Condição válida para alguns grupos, conforme o respectivo contrato.

16 – O que é lance diluído?
Redução no valor da parcela não implicando na redução do prazo de pagamento. Condição válida para alguns grupos de imóveis e automóveis, conforme contrato.

17 – Como será a contemplação?
A contemplação será realizada mensalmente por meio de sorteio e lance de acordo com a disponibilidade financeira do grupo.

18 – Quais os procedimentos após a contemplação?
Após a contemplação o consorciado receberá, por correio, o manual de orientações ao contemplado com os esclarecimentos e formulários necessários para a aquisição do bem.

19 – Após a contemplação tenho prazo definido para a aquisição do bem?
Não, o consorciado poderá adquirir o bem até o encerramento do grupo.

20 – Após a contemplação o crédito será corrigido?
Sim, o crédito contemplado será atualizado por meio de rendimento das aplicações financeiras.

Plantão-Centro-Comercial-Fortaleza-2 Plantão-Centro-Comercial-Fortaleza-3 Plantão-Centro-Comercial-Fortaleza-4 Plantão-Centro-Comercial-Fortaleza-5 Plantão---Grande-Festa-Popular-da-Paróquia-São-Francisco-de-Assis-1 Plantão---Grande-Festa-Popular-da-Paróquia-São-Francisco-de-Assis-5 Plantão---Pérola-na-cidade-de-Jaragua-do-Sul.-3 Plantão---Pérola-na-cidade-de-Jaragua-do-Sul.-4 Plantão---Pérola-na-cidade-de-Jaragua-do-Sul

Assembleia e sorte

8 de abril de 2014

Assembleia-Tijucas-1

A equipe do Consórcio Breitkopf esteve presente no dia 28 de março em Tijucas para a assembleia inaugural de mais um grupo de amigos da Uvel Veículos, de Brusque. Os consorciados foram recepcionados na Churrascaria Tradição Gaúcha, e, além de saborear um delicioso churrasco, os convidados, cerca de 60 pessoas, acompanharam os trabalhos de realização da assembleia. Todos esperaram o sorteio com os olhos atentos.  O sortudo, Neri Sgrott, ao ver sua cota (número da bolinha) sair e ter a certeza de que foi contemplado vibrou muito na companhia da família. Segundo o gerente de consórcio do grupo Uvel, Cristiano Marcos da Rosa, o evento foi bem “organizado e transparente”. A equipe da Breitkopf Consórcio parabenizou todos os participantes que ao longo dos 24 meses estão juntos realizando sonhos.

Assembleia-Tijucas3 Assembleia-Tijucas2

Cuidado na hora de contratar um consórcio

17 de março de 2014

contratar

O brasileiro está investindo mais nos consórcios. Entre os carros, o aumento foi de 25% no ano passado. Mas é preciso ter cuidado com as empresas que parecem consórcio, mas não são.

Os administradores de consórcios recomendam que as pessoas procurem empresas reconhecidas e sempre verifiquem se o consórcio tem registro no Banco Central. Esse tipo de negócio tem atraído consumidores por não cobrar juros e aplicar apenas uma taxa de administração.

A vantagem dos consórcios é que as parcelas são baixas e não têm sem juros. Para um carro de R$ 50 mil, por exemplo, o consorciado paga em média R$ 750 por mês, mas se não for sorteado ou não conseguir dar um bom lance, tem que esperar pelo menos 80 meses para receber o veículo.

Apesar de não ter juros, paga-se uma taxa de administração de cerca de 20% do valor do consórcio. Mas é preciso ficar atento para ter certeza de que o que está sendo oferecido é mesmo um consórcio.  A dica é comprar de uma administradora com funcionamento autorizado pelo Banco Central. “Se não tiver autorização é problema na certa. Tem que ser autorizado e fiscalizado pelo Banco Central”, explica o presidente do conselho nacional da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (ABAC), Fabiano Lopes Ferreira.

Nos consórcios legais, o contemplado continua pagando as prestações até o fim do contrato. A não ser que ele resolva abater todo o débito de uma só vez.

Mais próximo à comunidade

17 de março de 2014

Comunidade2

Banners, balões promocionais e dedicação. O Consórcio Breitkopf em parceria com a Cooper – a nossa cooperativa – esteve presente em Jaraguá do Sul nos dias 14 e 15 de fevereiro. No pátio da Cooper, a equipe de vendas da Breitkopf realizou um plantão onde uma tenda foi montada para atender as demandas e para tirar as dúvidas dos interessados. Segundo o gerente de vendas do consórcio, Sidney Cardoso, o objetivo dos plantões é de estar mais próximo à comunidade, facilitando assim a relação com os clientes. “Com esses eventos a Breitkopf está em contato direto com pessoas que muitas vezes não tem tempo para visitar o nosso escritório”, diz.

Comunidade3

Comunidade

Planejamento em Alta.

27 de janeiro de 2014

Planejamento-em-alta

 

Custo baixo, prazos mais longos e disciplina financeira têm levado consumidores a optar pelo consórcio.

 

Levantamento realizado pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), baseado em dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, apontou contemplações do setor de veículos leves e motocicletas. O estudo aponta também que o comportamento do consumidor está mudando ao longo dos últimos anos. “Mais consciente em suas finanças pessoais, em razão das informações sobre os benefícios da educação financeira. O brasileiro tem considerado vários aspectos antes de comprar bem móvel ou imóvel ou contratar qualquer tipo de serviço. Preocupado em planejar seu futuro sem endividamentos excessivos, focando a realização dos sonhos de consumo ou formação ou ampliação patrimonial, inclusive em bens de produção, em muitas oportunidades tem optado pelo consórcio”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

 

Rossi destaca ainda que a posse da carta de crédito corresponde a dinheiro no bolso e o participante contemplado do Sistema de Consórcios pode, desta forma, exercer seu poder de compra como se estivesse pagando à vista, negociando descontos. “Além disso, é possível utilizar até 10% do valor para fazer frente a despesas com documentação e pagamento de seguro e tributos. Essa vantagem adicional desperta e estimula adesões ao mecanismo”, finaliza.

 

VEÍCULOS LEVES

Com base na média nacional, calculada nos três primeiros trimestres do ano de 2013, de 13,8% de participação dos consórcios nas vendas de veículos leves no mercado interno, a região Norte apresentou maior presença, atingindo 17,7%, com destaque para o estado de Tocantins que atingiu 22,4%. Na sequência ficaram as regiões Nordeste, com 13,6%, Sul com 13,1%, Sudeste com 12,9% e Centro-Oeste com 10,6%.

 

CAMINHÕES

Também no transporte, um dos sinalizadores da economia, a comercialização de caminhões teve forte presença dos consórcios. Regionalmente, o Centro-Oeste apresentou maior índice: 30%, superior à média nacional, que ficou em 21%. A classificação mostrou ainda que a região Norte atingiu 28,3%, seguida do Sul com 23,2%, Sudeste com 15,9% e Nordeste com 14,8%. Mato Grosso foi o estado de maior presença, com 52,5%, praticamente um caminhão a cada dois veículos comercializados via consórcio.

 

MOTOCICLETAS

No mercado motociclístico, enquanto a média nacional de participação dos consórcios nas vendas internas esteve em 47,1% – isto é, a cada duas motos comercializadas uma foi por consórcio – na região Norte a presença chegou aos 61,9%. Em seguida ficaram as regiões Centro-Oeste e Nordeste com 50,8% cada, acompanhadas da Sudeste com 38,3% e Sul com 37,3%. O estado com maior índice foi o Amapá, que registrou 78,4%, na sequencia, Rondônia com 77,9%.

 

Fonte: Assessoria ABAC

 

 

Imposto e Alternativa.

27 de janeiro de 2014

IPI_imagem

 

Com IPI mais alto, consumidor deve mudar comportamento e consórcios poderão ser a alternativa

 

Ao iniciar 2014 com alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reajustadas em até dois pontos percentuais nos preços repassados aos veículos leves, e com nova previsão de aumento em julho, o setor automotivo poderá experimentar um novo comportamento do consumidor no momento de adquirir o automóvel. Ao pensar ainda na oferta de crédito com análise mais seletiva das formas disponíveis, considerando entrada e prestações mais altas, o consumidor não deve esquecer de levar em conta a necessidade imediata ou não do bem.

 

Assim, o Sistema de Consórcios, caracterizado pelo planejamento e baixo custo, espera maior procura nas administradoras em razão de oferecer parcelas menores e prazos mais longos. Em novembro de 2013, o número total de participantes ativos do Sistema de Consórcios voltou a bater recorde, com um crescimento na ordem de 10% em relação ao mesmo mês de 2012, passando de 5,13 milhões para 5,64 de consorciados. Os indicadores se mostraram positivos nas vendas de novas cotas e nas contemplações. As novas adesões somaram 2,29 milhões nos onze primeiros meses de 2013, uma estabilidade com viés de alta sobre as 2,28 milhões anteriores do ano passado, enquanto as contemplações aumentaram 1,8% e evoluíram de 1,12 milhão (jan-nov/2012) para 1,14 milhão (jan-nov/2013), no mesmo período.

 

Tomando por base a educação financeira, cuja meta é propiciar informações e orientações aos consumidores e investidores sobre a utilização e administração consciente e equilibrada dos seus ganhos e gastos pessoais ou familiares, os consórcios se inserem como opção interessante, na medida em que favorece não somente o consumo responsável como a formação e/ou ampliação patrimonial a baixo custo.

 

Fonte: Assessoria ABAC

Feliz Natal!

18 de dezembro de 2013

A equipe Breitkopf Consórcio deseja um iluminado Natal a todos!

mat-1-mensagem-de-Natal

Classes A e B lideram participações em consórcios

18 de dezembro de 2013

Mat2-Classes-A-e-B-lideram-participações-em-consórcios-2

Com taxas de administração muito menores do que as de juros do sistema financeiro e do comércio, os consórcios seguem como alternativa de investimento planejado no país. Engana-se quem pensa que se trata de uma opção para pessoas de menor renda. Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, Paulo Roberto Rossi, 69% dos participantes são das classes A e B. A classe C avançou de 20% do total em 2010 para 30% este ano. E a classe D participa com 1%. De 2000 até agora, o número de participantes dobrou e ultrapassou 5,63 milhões no país. Em junho, o setor administrava R$ 131 bilhões de ativos, 14% mais do que no ano anterior.

Conforme Rossi, muitas pessoas adquirem consórcio para trocar de automóvel ou comprar o segundo imóvel. Em outubro, o país tinha 2,280 milhões de participantes em grupos de automóveis; 2,4 milhões, de motos;  700 mil, de imóveis, além de 16,8 mil de serviços. Entre os que optam pelo consórcio de imóvel, uma parte pode usar o FGTS para a mesma aquisição.

mat3

Poupança planejada

18 de dezembro de 2013

mat3

Os financiamentos de veículos por instituições financeiras dominam o mercado por facilitar a compra imediata, mas as taxas de juros ao segmento, apesar de baixas, representam um aumento expressivo no custo do produto. Se o consumidor tiver paciência e optar por consórcio, pagará taxas de administração muito menores. Se ficar com pressa, pode dar um lance e tirar o carro mais cedo.

Fonte: Estela Benetti – Zero Hora