Boas Festas!

19 de dezembro de 2014

Boas-Festas

Cada passo dado nos leva a algum lugar, a um novo horizonte. A equipe do Consórcio Breitkopf deseja que o amor ilumine cada gesto, cada palavra, trazendo paz e felicidade a todos. Que o Natal inspire na busca pela harmonia, pela coragem de dar novos passos, e que a generosidade prevaleça.  Este foi um ano repleto de conquistas e agradecemos pelo comprometimento, pela parceria dos colaboradores, dos parceiros e dos clientes.

Feliz Natal e que 2015 seja um dos melhores anos das nossas vidas. (Sidney Cardoso, gerente de vendas do Consórcio Breitkopf).

 

Recorde histórico

19 de dezembro de 2014

Recorde-histórico

Ao cravar a marca de 119 mil contemplados em outubro, os consórcios bateram recorde histórico dos últimos dez anos, segundo dados da assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Complementados pela superação dos 6,04 milhões de participantes ativos e pelo aumento de 35% nas vendas de novas cotas no décimo mês sobre as de julho, menor volume do ano, os indicadores voltaram a confirmar a retomada dos negócios e o interesse dos consumidores pelo mecanismo como forma planejada, simples e econômica de adquirir bens ou contratar serviços.

As contemplações, momento em que consorciados têm a possibilidade de concretizar a compra de bens ou a contratação de serviços, impulsionam os diversos elos da cadeia produtiva. Com comportamento estável e viés de alta, registrou média mensal de 112,3 mil e atingiu o maior volume em outubro (119 mil), se considerados os últimos dez anos. O acumulado em 2014 foi de 1,12 milhão (jan-out), 7,7% maior do que as 1,04 milhão (jan-out) de 2013.

Paralelamente, o número de participantes ativos continuou aumentando, chegando aos 6,04 milhões, em outubro, 7,3% mais que os 5,63 milhões do mesmo mês no ano passado. Novamente um total nunca atingido, resultado da confiança e da credibilidade do Sistema e do planejamento financeiro do consorciado.

Nos dez primeiros meses do ano de 2014, foram comercializadas 1,88 milhão de novas cotas (jan-out/2014), 10% menor que as 2,09 milhões acumuladas no mesmo período de 2013. No ano, as vendas registraram média mensal de 188 mil novas adesões, com pico em setembro de 219 mil. Ao comparar o total alcançado em outubro, 206,5 mil, em relação ao menor do ano, 152,1 mil, ocorrido em julho, observa-se um crescimento de 35,8%, confirmando a inversão de tendência negativa apontada no período pré e durante a Copa do Mundo.

 

Fonte: Assessoria ABAC

 

Consórcio, uma maneira inteligente de investir

19 de dezembro de 2014

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir

Levar oportunidades e as melhores informações sobre o sistema de consórcio. Com essa intenção, a equipe do Consórcio Breitkopf Veículos esteve presente em vários locais na cidade de Jaraguá do Sul, no último mês. Com plantões no Posto da Barra, no Km 7, no Posto Mime, da Vila Lalau e na Malwee Malhas, a concessionária levou para as pessoas dicas e propostas de como investir no sistema.

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir--Jaraguá-do-Sul-(2)

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir---Jaraguá-do-Sul-(3)

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir---Jaraguá-do-Sul-(4)

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir---Jaraguá-do-Sul-(5)

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir---Jaraguá-do-Sul

Em Brusque, na Avenida Dom Joaquim, no dia 27 de novembro, ocorreu mais uma assembleia de consórcio e foi inaugurado outro grupo, na loja Bóca Mafra Automóveis, parceiros do Consórcio Breitkopf há anos. Segundo o administrador da Bóca, Ambrósio Mafra Neto, é cada vez mais surpreendente a quantidade de pessoas que participa do evento. “Cerca de 110 clientes compareceram na assembleia. O nosso maior publico até agora. A parceria com a Breitkopf está em constante crescimento e a perspectiva é de fechar oito novos grupos em 2015”, afirma o empresário.

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir----Cidade-de-Brusque

Consórcio,-uma-maneira-inteligente-de-investir---Cidade-de-Brusque2

Financiamentos de veículos somam 579 mil unidades em outubro

8 de dezembro de 2014

Financiamentos-de-veículos-somam-579-mil-unidades-em-outubro

Os financiamentos de veículos no Brasil em outubro somaram 579.100 unidades, sendo 281.416 unidades novas e 297.684 usadas. O volume representa uma alta de 2,6% em relação a setembro e uma queda de 3,4% na comparação com outubro de 2013. No acumulado entre janeiro e outubro, foram financiados R$ 5,229 milhões de veículos, 6,3% inferior ante o mesmo período em 2013. O levantamento é da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

O autofinanciamento (consórcio) foi a única modalidade que registrou crescimento em relação a setembro e apresentou a maior alta na comparação anual. Em outubro, foram comercializados 78 mil unidades por meio de consórcio, alta de 3% em relação a outubro de 2013 e de 5% em relação a setembro. Esse resultado foi reflexo do aumento significativo de automóveis leves usados comercializados por meio de consórcio, que somaram 21 mil unidades no acumulado do ano, crescimento de 10,5% em relação a setembro e de 31,3% na comparação anual.

Fonte: Jornal da Mídia

Dica do mês

8 de dezembro de 2014

Dica-do-mês

O Sistema de Consórcios é a modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, cuja finalidade é formar poupança comum destinada à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.

Confira algumas orientações importantes ao comprar cota de Consórcio:

  • Leia atentamente as cláusulas do contrato e peça todos os esclarecimentos que julgar necessários.
  • Certifique-se quanto ao crédito indicado no contrato, prazo de duração do grupo, percentual de contribuições, despesas que serão cobradas, tipos de seguro que poderão ser exigidos, garantias que deverão ser fornecidas quando você for contemplado.
  • Observe como se processará a contemplação, possibilidade de optar por crédito de menor ou maior valor antes da contemplação, forma de antecipação de pagamento de prestações, etc.
  • Verifique se o que foi prometido – em propaganda, por exemplo – consta do contrato.
  • Desconsidere as promessas verbais: todos os direitos e obrigações do consorciado estão estabelecidos no contrato.
  • Entre em contato com a Administradora para obter informações adicionais sobre o funcionamento do grupo que está sendo oferecido.

Fonte: ABAC

Consórcio em ascensão

8 de dezembro de 2014

Consórcio-em-ascensão

Levantamento feito pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), apoiado em dados disponibilizados recentemente pelo Banco Central do Brasil, mostrou que as contemplações nos grupos de veículos automotores e de imóveis, no primeiro semestre de 2014, foram importantes nas vendas setoriais e regionais. O setor de motocicletas continuou com a maior média nacional de participação: 52,4%. O porcentual aponta uma a cada duas motos comercializadas internamente pelo Sistema de Consórcios.

Números
Na pesquisa observou-se que a evolução das participações, ao longo dos seis primeiros meses de 2009 a 2014, apontou oscilações positivas e retrações. As contemplações, momento em que o consorciado tem oportunidade de concretizar a compra do seu veículo novo ou seminovo, registraram crescimento de 9,2 pontos percentuais no setor de leves (automóveis, utilitários e camionetas), do primeiro semestre de 2014 (17%) sobre o mesmo período de 2009 (7,8%).

No setor das duas rodas, apesar das retrações ocorridas em 2010 e 2011, houve aumento significativo  39,7% – ao longo dos últimos seis anos na participação nas vendas totais acumuladas no país. A evolução foi de 37,5% (2009) para 52,4% (2014), recorde de porcentual.

Nos caminhões, o crescimento também foi positivo em 10,5%. Saltou de 23,7% em 2009 para 26,2% em 2014.

O setor imobiliário, depois de chegar a 17,8% em 2009, enfrentar crise em 2012 e em 2013, a participação dos consórcios de imóveis atingiu 11,5% em 2014.

Fonte: Assessoria da ABAC

Consórcio é o único financiamento de veículos que cresce

28 de outubro de 2014

blog-Consórcio-é-único-financiamento-de-veículos-que-cresce

Entre todas as categorias de financiamento de veículos, o consórcio foi a única a registrar aumento no acumulado do ano até setembro, em relação ao mesmo período de 2013. Segundo a companhia Cetip, o leve crescimento foi de 0,5%, passando de 651 mil para 654 mil operações. No mesmo período, o Crédito Direto ao Consumidor encolheu 7,6% (indo de 4,16 milhões para 3,84 milhões) e o leasing caiu 9,1% (de 77 mil para 70 mil). Outros tipos, envolvendo automotores como iates e máquinas agrícolas, somados, tiveram redução de 7,5% (de 93 mil para 86 mil).

O crescimento do leasing foi puxado principalmente pelos automóveis leves, com elevação de 21% no acumulado de 2014. A Cetip opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no País.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC), apesar da queda, segue como modalidade preferida pelos consumidores. Em setembro, dentre as 564.515 operações de financiamento de veículos realizadas, 472 mil (83,6%) foram por meio do CDC.

Fonte: Estadão Conteúdo/ Guilherme Mattar

Seis milhões de participantes

28 de outubro de 2014

blog-Seis-milhões-de-participantes-(2)

O Sistema de Consórcios, até o mês de agosto, contava com 5,98 milhões de consorciados, incluindo veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e outros bens duráveis, além de serviços.

Nos oito primeiros meses do ano, os consórcios acumulavam 888,9 mil contemplados e registravam 1,45 milhão de novas adesões. Nesse período, o total de créditos comercializados com as novas cotas chegou a R$ 347,2 bilhões, enquanto o volume de créditos disponibilizados ao mercado pelas contemplações atingiu R$ 24,5 bilhões.

Fonte: Assessoria ABAC

Vídeo animação mostra o que é consórcio

28 de outubro de 2014

blog-Vídeo-animação-mostra-o-que-é-consórcio

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) acaba de lançar em seu site um vídeo animação para levar aos consumidores, de forma lúdica e transparente, informações essenciais sobre o sistema de consórcios, modalidade de autofinanciamento que existe no País há mais de  50 anos. O vídeo mostra o passo a passo para quem deseja adquirir um consórcio: o que é, como funciona, quais as formas de contemplação e, principalmente, como escolher uma administradora autorizada pelo Banco Central. Com duração de cerca de três minutos, a produção conta com linguagem simples, direta, atraente. O vídeo pode ser visto pelo link: Qual o seu sonho? E está disponível no site da ABAC e na página no Facebook. Acesse: www.abac.org.br e www.facebook.com.br/abacweb.

Para o presidente-executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, é importante orientar o consumidor. “Nosso objetivo é informar sobre as características e as vantagens do consórcio. Queremos mostrar, pelos mais diversos canais de comunicação, que o consórcio é um mecanismo genuinamente brasileiro, autorizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, que permite a formação de poupança com objetivo definido, ou seja, a aquisição de quaisquer bens e serviços. Com baixo custo e baseado no planejamento e na disciplina financeira, o consórcio possibilita a realização dos mais variados sonhos de consumo. Queremos, com mais essa iniciativa, que o consumidor conte com a ajuda da ABAC para obter todas as informações necessárias para fazer um bom negócio de forma consciente e responsável”, explica.

SERVIÇO:
FICHA TÉCNICA

Título: “Qual o seu sonho?”

Link: https://www.youtube.com/watch?v=pqESvP4qycA

Produto: Institucional
Cliente: ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios

Duração: 2’24″

Roteiro: Monique Mansur Valinho
Colaboração: Elaine da Silva Gomes, Heraldi Pereira de Souza Junior e Paulo Roberto Rossi

Produtora: Symon Says Filmes

Direção e criação: Kahuê Campion Rozzi

Locução: Ronaldo Pelicano

Fonte: Assessoria ABAC

Mulheres aderem ao consórcio

24 de setembro de 2014

Ao superar a marca de 202,7 milhões de habitantes no país, de acordo com estimativa anunciada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi observado que as mulheres dividem esse total com os homens. Conforme pesquisa realizada pela Quorum Brasil, por solicitação da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), as mulheres, têm grande importância no Sistema de Consórcios, quando pretendem adquirir bem móvel ou imóvel ou, especialmente, contratar serviços.

Mulheres-compõem-um-terço-dos-participantes-dos-consórcios-(3)

O perfil detectado pelo IBGE apontou que as mulheres são chefes de famílias em 35% dos lares brasileiros. Constatou-se ainda, que elas estão optando por não ter filhos e, quando os têm, estão mais experientes, com vidas mais consolidadas e em faixa etária mais elevada. Profissionalmente, têm ocupado diversas funções de liderança: 36% em gerência; 23% em presidência ou diretoria e 38% em supervisão.

Entre as características observadas pela Quorum Brasil, ao analisar o comportamento feminino em relação aos seus ganhos, estão as diferenças quanto ao que fazem com a quantia que eventualmente sobra no fim do mês. Na classe D, por exemplo, dos 35% que afirmaram sobrar algum valor, 63% citaram a poupança em primeiro lugar, e 5% mencionou o consórcio como opção de investimento. Na outra ponta, na classe A, com 83% de disponibilidade, 8% referiu-se ao consórcio, enquanto 58% focaram na poupança. Em todas as classes, a previdência privada, os fundos de investimentos e ações também foram mencionados.

Mulheres-compõem-um-terço-dos-participantes-dos-consórcios-(2)

“A gradual e crescente participação das mulheres revela um perfil amadurecido de quem comanda lares ou empresas. Economicamente ativas e com ganhos expressivos, reverte-os para a diversidade de consumo e na qualidade de vida familiar. Aquelas que já inseriram o planejamento financeiro no dia a dia, preocupam-se com o seu futuro e com o de seus filhos. Elas vêm adotando os princípios da educação financeira e  focando cada vez mais a atenção no consórcio, um sistema de autofinanciamento que existe no Brasil há mais de 50 anos”, explica o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Fonte: Assessoria da ABAC