Como economizar dinheiro no supermercado

 

como-economizar

Saiba que nestes estabelecimentos nada é por acaso na disposição dos produtos, ou seja, cada prateleira ou setor está no lugar certo para estimular a circulação das pessoas e o convencimento de compra por impulso. Quem nunca entrou no supermercado somente para comprar pão, mas no caminho até a padaria encheu a cestinha com vários itens que não precisava? Ou ainda, mesmo com uma lista de compras na mão acabou atraído a levar vários produtos além?

 

Se a intenção é manter o controle do orçamento doméstico, as idas ao supermercado precisam levar em conta estas dicas:

 

  1. Estabeleça um limite de gastos por semana, quinzena ou mês. Como estímulo, planeje o que fazer com o dinheiro economizado e presentei-se com uma viagem, roupas novas ou uma poupança para imprevistos.
  2. Faça sempre uma lista de compras estabelecendo o que é essencial e o que pode ser deixado para trás caso o limite de gastos fique ameaçado. O ideal é ter uma calculadora ou utilizar algum aplicativo em seu celular, para anotar o que já pegou e os valores.
  3. Procure se ater rigorosamente aos itens que estão na lista, resistindo aos encantos das promoções e do marketing das marcas e dos supermercados.
  4. Observe os preços e compare-os, tanto em relação a marcas concorrentes como aos verificados na última compra e até com os de estabelecimentos concorrentes. Se um produto subiu muito repentinamente procure substituir por outra marca ou outro produto. Isso acontece frequentemente com as frutas, legumes e verduras, que estão sujeitas às safras e condições climáticas.
  5. De nada adianta comprar barato e deixar que o produto se estrague no armário sem ser consumido. Evite o desperdício diminuindo a quantidade do que compra. Tenha por hábito fazer uma arrumação nos mantimentos a cada 15 dias para verificar o que tem em estoque e o que precisa ser consumido brevemente.
  6. Elaborar um cardápio semanal pode ser uma opção para programar o consumo do que já tem em casa e as compras que precisam ser feitas. Assim, você terá sempre alimentos frescos e uma alimentação saudável e diversificada.
  7. Em produtos com prazo de validade mais longa considere comprar embalagens econômicas, que são maiores e mais baratas. Para certificar-se de que compensa, compare o valor por peso, dose ou unidade.
  8. Finalmente, a dica de ouro é evitar entrar no supermercado com fome, pois a tendência é de comprar mais do que o necessário. Quanto às crianças, se optar por levá-las junto às compras aproveite para falar com elas sobre as limitações financeiras e o desperdício. É uma boa oportunidade para educá-las quanto ao consumo consciente e uma alimentação mais saudável.

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.