Consórcios ganham cada vez mais espaço

Pauta-2

O Sistema de Consórcios, ao contrário de outros segmentos, tem só crescido nos últimos anos. Atualmente existem mais de 6 milhões de consorciados ativos no País, somente no setor de automotores novos e seminovos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Por segmento, o consórcio de veículos leves cresceu 4,6% nas vendas no primeiro trimestre de 2018, de motocicletas, avançou de 9,4%, de veículos pesados, 21,1% a mais que no mesmo período do ano passado.

No segmento imobiliário, são 850 mil, onde de janeiro a março foram contemplados 18,4 mil participantes, 9,5% a mais que no primeiro trimestre do ano passado. Os créditos disponibilizados para a compra de imóveis também cresceram 9,5%, atingindo R$ 1,84 bilhão.

O avanço é resultado do alto custo do financiamento causado pela alta taxa básica de juros. Os grupos de consórcios reúnem pessoas físicas ou jurídicas, promovidas exclusivamente por uma administradora devidamente credenciada pelo Banco Central para atuação neste segmento, com prazo de duração previamente estabelecido, tem a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis e imóveis, por meio de autofinanciamento. Fonte: ABAC

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.