Atmosfera renovada dentro do carro

Em um país de clima tropical, o ar-condicionado é fundamental para o conforto dos passageiros. Com o crescimento da violência, mesmo nas temperaturas mais amenas, o equipamento se torna imprescindível. O motorista pode rodar com os vidros fechados para aumentar a segurança. Mas para garantir um ambiente seguro e limpo, o proprietário do veículo deve tomar alguns cuidados. Confira as dicas a seguir.

Como funciona

O sistema funciona quase como um refrigerador. Ou seja, um compressor que é movimentado por uma correia, ligada ao virabrequim, aumenta a pressão do gás criando uma região fria, pela qual vai passar o ar empurrado pelo ventilador ao interior do veículo. Como o gás se expande e sua temperatura aumenta com a pressão, entra em cena o radiador, responsável pela condensação e transformação para o estado líquido. Nessa nova forma, o ar entra em uma válvula de expansão, que irá evaporá-lo, possibilitando que o ambiente fique resfriado.

Perdendo o fôlego

Como o compressor é movimentado indiretamente pelo virabrequim, o motor executa um esforço maior para acioná-lo, resultando em uma perda de potência de 3% a 7%. Nos motores de baixa cilindrada, existe um dispositivo ligado ao sistema de injeção que desliga automaticamente o compressor toda vez que o acelerador é pressionado. Nesse caso, o dispositivo “entende” que  a potência do motor deve ser totalmente aproveitada. Com o ar-condicionado ligado, o consumo aumenta cerca de 5%.

Filtro de cabine

Esse componente é reponsável por filtrar todo o ar que entra no veículo. O recomendável é a substituição no período de um ano, no máximo. Se demorar tempo para fazer a troca, motorista e passageiros sofrerão não só com o mau cheiro, mas com problemas de saúde, causados por fungos e bactérias. Além disso, as impurezas podem prejudicar o rotor de sistema de ventilação.

Recirculação

Quando a temperatura externa estiver muito alta, é aconselhável usar a recirculação para acelerar o resfriamento interno. Essa função é também útil quando se atravessam lugares com ar muito poluído. Mas seu uso prolongado não é aconselhável, pois o ar no interior não se renova.

Fumar enquanto a recirculação estiver ligada é abominável, pois a fumaça aspirada deposita-se sobre o evaporador, provocando odor desagradável. O ar também tem a função de desembaçar os vidros, pois desumidifica o ar. Para melhorar a visibilidade, o motorista pode virar o fluxo do ar totalmente para o parabrisa.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.