Como economizar comprando um imóvel por meio da modalidade consórcio?

 

O passo precisa ser bem planejado para evitar futuras dores de cabeça

O passo precisa ser bem planejado para evitar futuras dores de cabeça

 

Para comprar um imóvel, o ideal é que exista organização e planejamento por parte dos interessados, pois a conquista precisa ser muito bem pensada financeiramente a fim de evitar o endividamento e outras dores de cabeça que surgem ao comprar um imóvel sem antes ter preparado o orçamento familiar.

 

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) realizou uma pesquisa que mostra que quem investe em consórcio de imóvel consegue economizar cerca de 4 a 5 vezes mais do que se investisse o dinheiro em uma poupança.

 

No Brasil, o consórcio de imóveis teve início no ano de 1991, e a partir daí, tem tornado possível a realização dos sonhos de muitos brasileiros: a compra da casa própria, de uma maneira econômica e segura.

 

Por se tratar de um investimento planejado a médio ou longo prazo, o consorciado paga as mensalidades sem sentir impacto no orçamento. Além desses motivos, existem outros fatores que aumentam a economia de dinheiro na compra de um imóvel através do consórcio.

 

  • No consórcio de imóvel não há cobrança de juros;

O primeiro passo é buscar a assessoria de uma administradora de consórcios séria, idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas de imóveis, devidamente autorizada pelo Banco Central. O próximo passo é escolher o melhor plano, com parcelas que se encaixem no orçamento e após isso começar a investir no sonho de ter um imóvel próprio.

  • O consórcio de imóvel é uma compra programada

Mais que nunca tem sido muito difícil sobrar algum dinheiro no final do mês para investir na poupança. Por isso o consórcio tem se mostrado uma forma inteligente de poupar através de baixas mensalidades programadas, cujo valor fica definido no ato da assinatura do contrato do consórcio. Dessa forma o consorciado já sabe o quanto terá que investir a cada mês.

  • Consórcio de imóvel é o investimento mais seguro existente no mercado

O consorciado pode investir sem receio de sofrer perdas e o dinheiro não desvaloriza, pois a carta de crédito acompanha o reajuste do bem. Assim, o poder de compra da cota ainda não contemplada é mantido, sem prejuízo. O consórcio é um sistema de investimento regulamentado pelo Banco Central com regras bastante claras, o que traz transparência e segurança para todas as operações.

  • O consórcio de imóvel não cobra pagamento de entrada

No consórcio de imóvel não é cobrado nenhum valor como entrada para a compra do imóvel. Se o interessado tiver poupado algum dinheiro, pode utilizá-lo para ofertar lances nas assembleias mensais ou então quitar algumas mensalidades antecipadamente. Lembrando que, no caso da compra de uma cota já contemplada de consórcio de imóvel, é necessário pagar um valor de entrada e assumir o saldo de parcelas do crédito que pretende adquirir.

  • Com a contemplação da cota o consorciado pode comprar o bem à vista

Quando o consorciado compra uma cota de consórcio de imóvel e é contemplado por lance ou sorteio, recebe o crédito no ato, compra à vista e além de já ter o bem em mãos, pode negociar bons descontos com o vendedor e economizar mais ainda. Ainda é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para oferecer lances ou, se for necessário, complementar o valor da carta de crédito contemplada na hora da compra do imóvel ou quitar as parcelas vincendas. Há a possibilidade de utilizar a carta de crédito contemplada para a quitação total de um financiamento imobiliário já existente, podendo economizar assim um bom dinheiro.

  • O consorciado contemplado pode escolher entre adquirir o bem imediatamente ou esperar o término do grupo, pagando as parcelas do consórcio com calma até encontrar o bem que deseja comprar. Também pode optar por vender a cota contemplada e usar o dinheiro para gerar capital de giro para investir novamente em outro consórcio, já que ele receberá o valor total da carta de crédito.

 

  • O consórcio possibilita diversificar investimentos

Quem tem o hábito de investir sabe como é importante diversificar os investimentos para garantir boa rentabilidade. Pensando nisso, o consórcio de imóvel permite conquistar sonhos que antes pareciam distantes, como a compra da casa própria, investir em imóveis na planta, comprar terrenos para aumentar o patrimônio, construir casas e apartamentos para venda, planejar uma aposentadoria melhor e mais segura, enfim, além da economia, muitas são as opções de investimento disponibilizadas pelo consórcio de imóvel.

Fonte: terra.com.br

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.